Fui aprovada(o)! E agora?

reconhecimento

Se você se candidatou para uma universidade e foi aprovada(o) e esta só esperando os próximos passos, EXCELENTE! Parabéns! Todo aquele trabalho valeu a pena como havia dito!!!! #clapclap

Aproveite pra comemorar lendo a desgraca alheia este post, pois um “Eu achava que ESSA era a parte mais difícil, mas me enganei – Parte II” ta chegando no próximo post (que fará parte dos seus próximos passos).

Agora se você se candidatou para mais de uma universidade como eu, e foi aprovado em mais de uma, isso se torna um problema. Qual escolher?

Antes de mais nada é bom falar do processo de análise das universidades. Eles analisam a sua documentação em no máximo 2 semanas. Caso tenham algum contratempo, eles enviam um e-mail se desculpando e explicando o ocorrido e dando um prazo para a avaliação e decisão. Fofos, não?!

E então após a decisão, eles enviam um e-mail com 3 possíveis respostas:

  • Positiva: te parabenizam e informam os próximos passos.
    Obs.: quando isto ocorrer é de bom tom enviar um e-mail confirmando o seu interesse e agradecendo SEMPRE.
  • Negativa: acompanhada de um floreio do quanto a sua candidatura foi importante, mas que infelizmente por algum motivo (geralmente mencionado) vc não foi aceito.
  • Parcial: por que falta alguma documentação ou você não atingiu a expectativa em algum ponto e eles te dão a chance de corrigir.

Como disse no post anterior, me candidatei para 4 universidades e fui aprovada nas 4. A primeira que me candidatei era uma universidade holandesa para pós em Direito Comercial que eu não queria tanto. Na verdade, era mais um “Se só tiver tu, vai tu mesmo!” e mais para ver mesmo com o meu própio histórico como eu me sairia.

A segunda que me candidatei era a do TOPO da planilha – uma universidade francesa. Claro que eu resolvi me candidatar na madrugada de carnaval, às vesperas de uma viagem. O Brasil só funciona depois do carnaval e eu queria sair pelo menos na frente dos próprios brasileiros – caso tenha algum!

No meu último post além de ter falado da documentação necessária, dei umas “Diquinhas da Bia” que aprendi com alguns amigos gringos e amigos que estão estudando fora no momento. Se não viu, da uma olhada aqui! Uma das dicas menciona a importância de se candidatar o quanto antes por que as universidades têm limite de alunos por sala e quanto antes você enviar maiores são as chances de ser aceito. =)

Bom, voltando à candidatura… Eu que geralmente acordava às 5 para pegar o fretado pra trabalhar, fui dormir às 3 da manhã juntando documento, revisando absolutamente tudo 500x pq essa era a universidade do topo… A nº 1 da lista! Ah, essa tinha que dar certo. Se a que eu nem queria tanto assim deu…

A terceira era uma universidade escocesa muito bem conceituada, mas tinha um preço exorbitante, custava os olhos da cara, um pulmão e um rim. Simplesmente impagável. Sem possibilidade de bolsa de estudos e com 1.000,00 libras de desconto dependendo de quando você iniciasse a pagar pelo curso.

E a quarta e última universidade que passei era só a segunda melhor universidade da Europa de pós em Direito Tributário.

Assim que eu vi que a universidade francesa me aceitou, abortei a missão de me candidatar para as outras 30 universidades da planilha (comentado neste post). Quando chegou a quarta aprovação, quase enfartei e tive que tomar a dificil decisão:

França, a 11ª universidade mais procurada e popular da Europa ou Holanda, a 2ª melhor?

Bom, isso é muito pessoal. Ouvi muita gente falando “Não tem o que pensar!!! É a segunda melhor! É pra essa que vc vai!”, mas também ouvi “Nossa, custa tudo isso?! Não… Mesmo com bolsa sai MUITO caro, estudar em outro país não é só a universidade pra custear, tem toda uma vida em torno disso”.

Não sei se isso vai ajudar alguém de alguma forma, mas os critérios que eu utilizei pra tomar a minha decisão foram com base em pesquisas, olhando os sites de ambas as universidades e com base em brasileiros que foram para os dois países inicialmente para estudar e estão lá até hoje (amigos de conhecidos). Eu vi os pontos positivos e negativos das 2 possibilidades.

Holanda Pontos Positivos:

  • A segunda melhor universidade da Europa.
  • Grandes chances de estagio após o curso.
  • Muita possibilidade de bolsa (apesar da concorrência ser proporcionalmente alta).

Pontos Negativos:

  • Custo alto do curso (caso não consiga uma bolsa boa, e aí?).
  • Custo de vida alto.
  • Caso eu queira algo além do estágio, é imprescindível ter holandês fluente.

França Pontos Positivos:

  • Mais barata
  • Tem aulas de taekwondo (não vou precisar parar de treinar lá!)
  • Um idioma utilizado em vários países. Apesar do curso ser em inglês, tem aulas de francês gratuitas na universidade para os alunos.
  • A grade de aulas são exatamente o que eu procuro me aprofundar.
  • Minha área profissional no país é escassa.
  • Baixo custo de vida (só pra deixar claro: “baixo”. Muito mais baixo que a Holanda).

Pontos Negativos:

  • Mais difícil de conseguir um estágio, mesmo com a escassez.
  • 11ª universidade mais procurada da Europa.
  • Pouca possibilidade de bolsa na minha área.

Feitas essas ponderações, constatei que:

Eu já falo italiano, um idioma LINDO, mas restrito. Holandês… Eu vou falar com quem? Holandeses. Ou seja, Bia, mais uma língua restrita no seu CV; algo que não queria. Ainda mais em um país onde todos falam inglês fluente eu não ia me esforçar para ficar fluente em holandês. A primeira pedra no sapato, mudaria a chave mental pra inglês e resolveria o problema. Mas ok, vamos imaginar que eu me esforçasse e de fato chegasse a um avançado em holandês ainda não fazia muito sentido pra mim, enquanto o francês (idioma engraçado que sempre abominei e ri, por incrível que pareça) fez muito mais sentido em aprender.

Acabando o curso… E depois?
Dos meus conhecidos na Holanda disseram que realmente com o cenário atual do Brasil, lá é um pouco mais difícil de ser contratado por tempo indeterminado/efetivado. Este conhecido disse que só ele ficou de vários amigos que foram com ele para o curso ou até mesmo depois. E não foi falta de vontade dos outros não.

Com base em tudo que me falaram, mais minhas convicções pessoais, optei pela França.

Em breve eu encaixo em algum post o motivo de tanta relutância com a França e franceses.

Bisous à tous!


5 comentários sobre “Fui aprovada(o)! E agora?

  1. Bia, qual programa você vai fazer? É na Universidade de Lyon mesmo?
    Gostei da iniciativa do blog!. Eu pretendo (ou pretendia) fazer agora em setembro também, mas o orçamento está sendo um problema apesar de não ter que pagar a faculdade.

    Curtir

    1. Oi Mariana!!! Tudo bem?
      Não, eu vou estudar na Universidade Católica de Lyon e vou fazer um curso Q vai me dar uma certificação dupla tanto pela a UCLy quanto pela universidade de Lyon (M2).

      Ah, te entendo perfeitamente. Não estou numa situação muito diferente… Hahaahaha To vendendo o almoço aqui pra guardar pra janta de lá! Rs

      Vc sabe que o governo tem um programa para “auxílio moradia” para estrangeiros e pessoas de baixa renda na França? Talvez isso te ajude de alguma forma.. só que demora cerca de dois meses para você começar a receber (e recebe retroativo). Eu ainda vou fazer um post sobre isso…

      Beijos!

      Curtir

  2. OI Bia! Ah legal! Mas o bom é que você vai direto pro M2 né. No meu caso, eu começaria no M1 mesmo!
    Sobre o CAF, ele ajuda bastante, mas sei também que ele não passa muito dos 90 euros né. Mas enfim, já ajuda né?
    Você decidiu ficar em residência certo?

    Lyon é muito bacana, tenho certeza que vai ser um ano incrível! : )

    Curtir

    1. Oi Mariana!!!! Hahahah eh, começar no M2 é bom e ruim. Bom pq ja começo no último ano e o ruim Pq significa ficar menos tempo na França hahaha
      Pelo que eu li, atualmente esse valor foi atualizado… Pode chegar até 250 euros. 250 ajuda e MUITO!
      Sim, eu vou ficar em residência estudantil. Tenho um amigo que acabou de voltar de lá e ficou na mesma residência que vou ficar e já me deu algumas informações bem legais.

      Ah, espero que sim!!!! Não conheço Lyon ainda, só por foto e vídeos, então estou super ansiosa Hahaahah

      Espero que você consiga fazer o que precisa para ir também. Estou na torcida! 😉

      Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s