Teste de Proficiência: IELTS

download

Bonjour, meu povo!

Este será um post longo e detalhado para a alegria dos ansiosos e desesperados sobre a prova de proficiência. Vou falar sobre a prova do IELTS, que foi a prova que eu precisei fazer para comprovar minha proficiência em inglês (já que o curso será ministrado em inglês apesar de ser na França).  

Na minha opinião é mais um teste de estado de espírito do que qualquer outra coisa. Se ficar nervoso tudo se torna muito mais complicado do que parece.

keep-calm-and-pass-your-ielts-exam-1-233x300

O IELTS, é um teste realizado pelo British Council e há dois tipos: o acadêmico e o de treinamento geral. Ambos são avaliados da mesma forma, o que muda é o parâmetro (especificamente a leitura e a escrita, que na versão acadêmica costuma focar mais em assuntos técnicos).

Acadêmico é para os que desejam estudar em uma instituição de ensino superior em as aulas sejam dadas em inglês.

Treinamento geral é para os que querem ir para um país de língua Inglesa à trabalho, treinamento profissional ou para cursar o ensino fundamental/médio. 

No total, o exame do IELTS tem a duração de 2 horas e 45 minutos. É dividido em aproximadamente 15 minutos de Speaking, 30 minutos de Listening, 60 minutos para Reading e 60 minutos para o Writing. 

COMO FUNCIONA:

O exame é feito em 2 etapas:

SPEAKING

É a primeira etapa, feita até 1 semana antes da parte escrita. Antes de iniciar a prova você se apresenta na recepção, tira uma foto (que é a que constará na sua avaliação) e mostra o seu documento (PASSAPORTE!). A recepcionista irá tirar uma cópia e pegará suas digitais. Quando der o seu horário de prova, você entra em uma sala com um(a) professor(a) avaliador(a), ele(a) vai se apresentar e você precisa dizer seu nome e mostrar sua identificação novamente. Ao iniciar a prova ela te faz perguntas em 3 contextos diferentes:

PARTE I (4-5 minutos)

Perguntas gerais sobre você. Os tópicos geralmente são sobre sua casa, família, trabalho, estudos, interesses dentre outros assuntos similares. Respondidas essas questões o avalilador vai escolher 3 temas que você já mencionou nas perguntas gerais e a partir daí, ele fará de 3 a 4 perguntas sobre cada tema. 

PARTE 2 (4-5 minutos)

É o momento de mostrar sua habilidade de falar por um longo período sem hesitação ou repetição por dois minutos (se falar menos que o tempo determinado, descontam nota). Lhe é dado um cartão que consta informações para descrever alguma ocasião e pontos a serem abordados ao descrevê-lo. Existem várias possibilidades, desde descrever pessoas ou familiares à festas ou viagem… É bom torcer para que seja um tema que você se sinta confortável em falar (do contrário, existem “macetes” para você fingir que sabe sobre algo e enrolar o tempo mínimo necessário!). Nesta parte será dado um papel e um lápis e podem ser feitas anotações em até um minuto.

PARTE 3 (4-5 minutos)

Uma conversa com sobre algumas questões relacionadas com o tema da parte 2. As perguntas são bem abstratas e exigem respostas bem fundamentadas e prolongadas. É a etapa mais difícil.

Diquinha da Bia: É um diálogo, mas é esperado que você fale muito mais do que o examinador! Se você quase não falar, responder só sim e não ou ele falar mais do que você, como ele vai poder avaliar seu desempenho?! Concorda que SE ele conseguir avaliar, não vai ser nada bom? Então, solte o jornalista da CNN International que há em você e arrase!

LISTENING

São 40 itens divididos em quatro sessões. É a aprimeira parte escrita da segunda etapa. 

Seção 1
Uma conversa entre duas pessoas sobre assuntos diversos, como: organização de viagens, reserva de hotel, restaurente etc.

Seção 2
A segunda seção é um monólogo sobre um contexto social cotidiano, tipo: um discurso sobre os serviços do estudante em um campus universitário ou sobre horário de refeições em uma universidade ou hotel.

Seção 3
Uma conversa entre até quatro pessoas sobre um assunto que possa ter vários pontos de vista (reunião de negócios, discussão sobre apresentação de trabalho etc).

Seção 4
É um outro monólogo geralmente sobre uma palestra ou conversa de interesse acadêmico em geral, tais como uma leitura da universidade.

As questões podem ser de diversas formas: múltipla escolha, resposta curta, completar frases, fluxograma etc.

Diquinha da Bia: Durante a prova você terá tempo para ler as perguntas. Antes de começar a seção seguinte há um tempo para passar as suas respostas para a folha de respostas. Nesse tempo dá para passar as respostas e já ler a seção seguinte, dá tempo tranquilo para fazer isso tudo. Assim, caso seja um exercício de múltipla escolha, quando a gravação der tempo para ler as perguntas, você lê as respostas (já que terá lido as questões in advance). Se for um texto em que você deve escrever as respostas, leia novamente as frases em que você deve preencher a informação, pois normalmente o que está escrito é sempre um sinônimo do que a pessoa fala e assim você já deixar o seus ouvidos alertas para o que você precisa ouvir.

READING

São 40 itens divididos em três seções. Essa seção tem entre 2.150-2.750 palavras. Os textos são baseados geralmente em revistas, livros e jornais.

Os textos são sobre assuntos compatíveis aos candidatos que entrarão cursos de pós-graduação ou de graduação.

Pelo menos um texto vai ter argumento lógico detalhado (provavelmente o maior). Um dos textos podem conter gráficos, ilustrações ou diagramas.

Para esta seção não há tempo extra no final para transferir as respostas para uma folha de resposta, você deve ler as questões, responder no rascunho e passar para a folha de respostas em 60 minutos.

As questões aqui também podem como as da parte de Listening (múltipla escolha, resposta curta, completar frases, fluxograma etc.).

Diquinha da Bia: antes de começar a ler o texto, leia primeiro as perguntas! Depois de ver o que de fato eles querem que vc responda, fica mais fácil de fazer uma leitura seletiva e localizar apenas o que foi pedido. Assim, você otimiza seu tempo e salva alguns minutos para o texto mais complexo (o mais longo e detalhado) que vai ser a sua pedra no sapato e que você terá que ler o texto todo para conseguir achar uma palavra.

WRITING 

60 minutos, duas tarefas (de 150 e 250 palavras).

Academic Task 1

Na primeira seção, você deve dissertar sobre as informações de um gráfico, diagrama ou processo, o qual pode ser de diversos formatos, como: gráfico de linha, um gráfico de pizza, uma tabela ou um mapa. O seu texto deve conter no mínimo 150 palavras, resumindo informações, relatando as principais características e fazendo comparações, se necessário.

Academic  Task 2

É uma pergunta onde você terá que escrever uma resposta de no mínimo 250 palavras justificando com exemplos e fatos para apoiar sua resposta. Os temas são de interesse geral e bem amplos.

Diquinha da Bia: A Task 2 é a mais importante, mais complexa e também a que mais vale nota, então comece por ela. Gaste cerca de 20 minutos na Task 1 e 40 minutos na Task 2. 

Para maiores informações, no site do British Council tem bastante informação. Ah, ainda depois que você se inscreve o site disponibiliza exercícios e simulados para a prova (equivalente a 32h).

A prova não é fácil, claro que exige e MUITO o conhecimento no idioma. Mas o que mais conta na prova é como você administra seu tempo. Para mim foi mais difícil administrar o tempo do que o teste do idioma em si. Se você se preparar para o formato da prova, é meio caminho andado.

No próximo post escrevo sobre a minha experiência e dicas de estudos para não cometerem os mesmos erros que eu cometi (nervoso e má administração de tempo que acabou comprometendo meu desempenho).

Caso alguém tenha interesse em saber sobre as provas específicas de frânces (DELF, DALF, TCF e TEF) deixa um comentário aqui embaixo! Assim, se tiver muita gente interessada, posso me inteirar sobre estas provas e fazer um post bem diferente sobre o assunto.

Gostou? Ajudou? Dê uma estrelinha aqui embaixo no blog, me siga e curta a página do facebook!

Bisous à tous!


2 comentários sobre “Teste de Proficiência: IELTS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s