Preparativos

preparativos

Bonjour, meu povo!

O post de hoje é sobre como se preparar de antemão para algumas coisas que ao chegar lá serão necessárias.

Eu sou uma pessoa ansiosa. Não nasci de 6 meses à toa…
Também sou MUITO metódica para algumas coisas e tenho sérios problemas com mudanças drásticas e repentinas. Mudar para um país em que não se tem o domínio da língua, morar sozinha e estudar uma pós graduação em um outro idioma já são muitas mudanças. Agora é trabalhar a mente para que não seja chocante. Desde a minha aprovação eu passei a ver muitos canais no youtube e ler blogs sobre Lyon, sobre estudar na França, dicas de como estudar para as provas… Enfim, tenho feito de tudo para que eu chegue lá levemente situada, sem surtar com tudo que possa aparecer.

Por hora o que já tenho pronto:

1- Moradia:

Tenho em mãos o comprovante de reserva de onde vou morar desde Abril. Desde então comecei a pensar na minha casa e em como deixá-la agradável e com a minha cara. Existem INÚMEROS vídeos DIY (do it yourself) de como decorar casas inteiras com coisas recicladas ou gastando pouco.
Ainda, já pesquisei lugares baratinhos em Lyon para comprar coisas essenciais de casa e os sites que encontrei foram esses:

http://www.tati.fr/
9 rue Grenette
69002 Lyon – Presqu’Ile, Cordeliers, 2ème arrondissement

 

http://monoprix.fr
Os mais baratos ficam nos endereços:
7 rue Cuire
69004 Lyon – Croix-Rousse, 4ème arrondissemen

2 rue du Sergent Michel Berthet
69009 Lyon – Vaise, 9ème arrondissement
 

http://www.lidl.fr/
40 rue de Marseille
69007 Lyon- La Guillotière, 7ème arrondissement

 

http://www.carrefour.fr/
Centre Commercial de la Part Dieu
69003 Lyon – Part-Dieu, 3ème arrondissement

 

Também tenho uma planilha de custos que terei que arcar pelos primeiros meses e de coisas que precisarei comprar assim que chegar com base nos preços desses sites (dividos por ambientes de casa: uma aba para itens de cozinha, outra para banheiro…). Como ficarei em um estúdio só vou saber de fato o que tem e o que não tem quando chegar lá, mas é bom já sar daqui com uma estimativa. Sim, sou metódica, já disse lá em cima.

Caso tenha alguém tão metódico quanto eu ou que queira facilitar a própria vida, deixo aqui embaixo o meu modelo de planilha de custos:

Budget Planner-Lyon

Compras de casa – Lyon

2- Trabalho:

Tenho um amigo que está atualmente na Irlanda que gentilmente me chama de controladora. Vive me dizendo que eu tenho que parar de querer controlar tudo. Eu juro que eu tento, mas às vezes é mais forte que eu querer ter tudo sob controle.
Enfim, eu vou precisar trabalhar por lá para arcar os meus gastos. Já fiz meus CVs para trabalhar em tempo parcial. Me inscrevi em 5 sites de emprego e diariamente já recebo as vagas disponíveis com data prevista de início. Desde junho já tem algumas vagas para início em setembro. O único problema é que a maioria é para cuidar de crianças até agora e eu não levo muito jeito para isso.

No site do CV MAKER (indicado neste post) eu fiz meus CVs específicos para:

  • Internship (em inglês): por que ainda não tenho palavreado suficiente em francês para tanto e eu vou precisar ter esse CV no fim do curso. Assim que eu chegar já vou começar a encaminhar para as empresas e ver o que acontece.
  • Hotelaria: recepção ou tarefas similares.
  • Animação”: voltado para panfletagem, recepção ou esportes (eles estranhamente chamam muitos cargos de animateur)
  • Restaurante: recepção e atendimento.
    Tá, tá, já sei que vcs devem estar horrorizados com as minhas antecipações, mas tabém já disse que não nasci de 6 meses à toa. E sim, já estou fazendo isso antes de ir (na verdade já estava pronto no fim de maio) pq é uma coisa a menos para perder tempo quando estiver lá, se preciso eu vou ajustar uma ou outra coisa e vou poder focar melhor em outras coisas.

Vagas de emprego tem. Meu amigo da Irlanda disse que lá tem que fazer um teste quando vc se candidata para a vaga. Online e/ou presencial. Não tenho IDEIA de como é em Lyon ou na França. Vou ter que esperar para ver. Ainda bem que estou fazendo um curso online de hotelaria e recepção, tenho um background para conseguir estágio e desde que me conheço por gente já pratiquei os mais variados esportes.

3- Dia a dia

Vejo muitos videos para não ter um choque tão grande de realidade. Quando fiz meu intercâmbio para a Itália, não passei por nenhum tipo de choque, pois já conhecia bem a cultura, costumes e sabia o que esperar. Então para mim não era nada absurdo como vejo várias pessoas falando super mal da Itália, que italianos são grossos e que têm manias estranhas. Particularmente não acho que é bem assim… se são mal educados e com manias estranhas é porque você chegou lá achando que era Brasil, com mente de brasileiro. Isso por muitas vezes estraga viagens. Já vi muitos relatos assim.

Eu nunca passei por isso em nenhum lugar que fui, mas isso ocorreu pq sempre me preparei muito bem antes. Então sempre me adaptei e muitas vezes me passo até por local. Desta vez não pode ser diferente, não quero que seja.

Já estou lutando tentando a aprender a conviver com a burocracia francesa. Li em inúmeros blogs, vi em vlogs que franceses são irritantemente burocráticos. E sim, já estou vendo na pele nas trocas de e-mails com a universidade e já comentei  sobre a burocracia para tirar o visto (caso não tenha visto, clique aqui).

Eu sempre faço um comentário ácido para os meus pais a respeito toda vez que vejo um email resposta da universdiade ou quando eu tenho que mandar algum. Mas já estou trabalhando a minha mente… Depois do comentário ácido, dou risada e falo “ah, franceses… Nem deveria estar reclamando, deve ter mta coisa mais irritante por lá q eu ainda nem sei!” e coloco na minha cabeça que eles são assim e pronto. Reclamar não vai resolver ou transformá-los mais informais e eficientes. quem deve mudar sou eu!

4- Malas

Sim, também já estão praticamente prontas Hahahahah Mas comecei aos poucos separando o que pretendia levar, já comprei coisas para levar com muita antecedência e com calma.

Clichê, mas vale lembrar: apesar da França não exigir nenhuma vacina obrigatória, tome as vacinas essenciais (Hepatite, Febre Amarela, Gripe e Tétano), passe em todos os seus médicos e leve todas as receitas médicas que você possa vir precisar e leve consigo na mala de mão (os remédios também)!

Por enquanto, minha mala será mais ou menos assim:

Mala de Viagem

Pode ser que eu tenha que fazer alguns cortes. É bom fazer esta lista antes de mais nada, pois o que for preciso comprar vc já se programa e vai comprando aos poucos, não precisa chegar 2 dias antes da viagem e gastar mil dinheiros e de uma só vez por que vc não viu antes!

Eu vou fazer um post sobre como fazer a mala para todo esse tempo, tipo de mala levar etc! Eu pretendo levar apenas uma mala grande e uma de trekking. Será que consigo?

Bisous à tous!


4 comentários sobre “Preparativos

  1. Oi, Bia!

    Também estou indo para a França fazer um master, mas vou para Montpellier (espero, pois meu visto ainda não saiu!!!!!!)! Você já conhece Lyon? Passei 40 dias lá em 2014 para estudar francês e fiz alguns amigos. Com certeza vou visitar sempre a cidade, que é maravilhosa! Vai fazer um curso de francês lá tbm? Avise se precisar de um coup de main! Bisous!

    Curtir

    1. Oi Clara!!! Nossa, muito bom saber disso! Tenho uma amiga que está indo para lá também. Chega agora no final de agosto.
      Eu NUNCA fui para Lyon. Muito bom saber disso! Vou querer dicas sim, contatos… toda ajuda é sempre bem-vinda! Depois me passa seu e-mail para trocarmos contatos!
      Bisous!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s