Meios de transporte e aplicativos (de transporte)

bike-destaque

Bonjour, meu povo!

O post de hoje pode servir tanto como informação turística como um preparativo. Vou falar sobre os meios de transporte na França.

Como todo lugar no mundo, há os transportes públicos e privados.

TRANSPORTES PÚBLICOS

Ônibus
Passam por diversas paradas, todas nomeadas. Em cada ponto você encontra o número da linha que passa ali, além dos horários e itinerários. E dentro do ônibus também há uma placa com o itinerário e um painel que vai avisando as paradas.
Tem também os chamados Noctiliens, que são os ônibus noturnos. O número de linhas é reduzido, o intervalo é de mais ou menos 1 hora e eles passam por alguns pontos específicos. Geralmente passam até as 4 da manhã.

Trens
A SNCF é a companhia ferroviária nacional e a responsável pelo transporte que serve todas as cidades francesa e até mesmo outros países. Circulam alguns tipos de trens na ferrovia operada por esta companhia, entre elas:

TGV – Com uma velocidade média de 300km/hora, um meio e transporte seguro, pontual e confortável. Este trem permite viagens aos centros urbanos em um curto período de tempo. Como exemplo:

Paris/Lille – 1 hora
Paris/Bordeaux – 3 horas

Para saber tudo sobre a rede ferroviária de alta velocidade:
TGV ou RailEurope

InterRail – Modo econômico para rodar toda a Europa. Custa em torno de £ 90 e você tem a liberdade de escolher as datas da viagem no prazo de um mês para um único país (Country Pass) ou ilimitado em primeira ou segunda classe de viagens entre 30 países europeus (Global Pass).

Autotrain – Você leva o seu próprio carro dentro do trem, sem o incômodo de ter que dirigir até o destino final. Depois, é só pegar seu carro, sem se cansar por dirigir muito ou pagar pedágios caros.

Este serviço está disponível para Avignon, Bordeaux, Brive, Fréjus / St Raphaël, Lyon, Marseille, Narbonne, Nice, Toulon e Toulouse.

Tramway
É uma espécie de bonde. Foi um meio de transporte bastante popular no século XIX: começou em 1855 e foi suspenso em 1937, por causa da popularização do automóvel e do transporte individual. Retomado na década de 1970 e é usado como meio de transporte em várias cidades francesas.

Funicular
 É um carro de cabos que circula sobre trilho; a sua principal função é o transporte de passageiros ou carga. Alguns dos lugares na França com funicular, são:

  • Le Havre, Funiculaire du Havre
  • Lyon:
    • St Jean – St Just Funicular
    • St Jean – Fourvière Funicular
  • Paris, Montmartre funicula

TRANSPORTES PRIVADOS

Táxi
Sempre disponíveis por toda cidade. Podem ser encontrados em pontos de táxi marcados, reservados online, por telefone, fazendo um sinal na rua ou por meio do aplicativo. Para saber se um táxi está disponível ou não, você deve ver a caixa branca iluminada em cima do carro: se estiver iluminada de vermelho, está ocupado e se estiver verde, está disponível e se estiver branca está reservada.

Uma diquinha para as situações em que se você chamar o táxi, não será atendido:

  • Se for menos de 50m a partir de um ponto de táxi.
  • Se o taxi tiver em uma faixa de ônibus.
  • Se já estiver reservado

Aplicativos existentes para táxi:

Ecab: pagamento online, acompanha a corrida em tempo real e antes de pedir já vem com a estimativa do preço.
Taxi.eu: funciona para outros países além da França, como Dinamarca e Suíça.
Bleus: o diferencial é a possibilidade de resevar sua corrida com dias de antecedência.

Bla Bla Car
É um site e aplicativo que conecta pessoas interessadas em viajar de carro para outras cidades ou países. Os condutores com lugares livres no carro buscam passageiros que estão à procura de uma forma barata e diferente de viajar. O valor é bem mais em conta dependendo do destino e você consegue referências da pessoa ao entrar no cadastro dela e ao se cadastrar você tem que inserir inúmeras informações por questões de segurança.

Mototaxi
É quase igual no Brasil. Só muda tudo (proteção, moto, atendimento e preço) Para quem não viu o vídeo no youtube que já está ficando viral:

Mototaxi na França

Este meio de transporte opera por telefone ou site. Porém, em algumas regiões da França tem mais empresas e outras menos. Ah, os sites também são bem ruinzinhos, bem antiquados. Para quem quiser, acho válido entrar nos sites só para pegar o telefone para se informar. Como exemplo, vou deixar esse link de uma empresa que tem em várias cidades.

Motos Taxi EU

Bicicleta
Empresas privadas que disponibilizam um compartilhamento de bicicletas. Geralmente, você tem um tempo limite de uso (geralmente 30 minutos na mesma bicicleta) e é preciso fazer um cadastro antes de utilizá-la e pagar uma taxa de seguro da bicicleta.

Outros transportes privados com uso de aplicativos:

Uber
Todo mundo sabe que existe e muitos já usaram, mas você sabe o conceito de Uber? Eu descobri para fazer este post, pq até então eu chamava de “tipo taxi”. De fato, ele oferece um serviço semelhante ao táxi, mas a diferença é que os motoristas não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, baseando sua precificação  na oferta e demanda e na duração e distância da corrida, tornando a corrida mais econômica.

Heetch
É um aplicativo francês. É como um Uber-X (quando são carros populares que prestam o serviço, tornando a corrida mais barata ainda!), tem o mesmo sistema de segurança e cadastro do Uber. Sinceramente não sei se tem Uber-X na Europa, mas o Uber cobra um preço bem barato por lá e o Heetch consegue ser cerca de 20% ainda mais barato.

Forma de pagamento neste aplicativo pode ser com cartões (crédito e débito automático), Paypal e dinheito! Outro diferencial do Uber.

Autolib

São carros elétricos disponibilizados em vários pontos das cidades. Para poder utilizá-los, você deve fazer um cadastro prévio. Para devolvê-lo, basta deixá-lo em um dos pontos, onde o carro pode ser carregado novamente. Há dois tipos de planos e o preço é entre 6 e 9 euros por hora. O pagamento é feito por cartão de crédito.

OUTROS

Balsas

É um ótimo meio para fazer viagem entre países. Ir ou vir da Inglaterra, Mediterrâneo ou Itália. O lado bom que a balsa é como um autotrain. Você estaciona o seu carro, a balsa percorre o trajeto por você e no destino final você retira o carro e segue viagem, o que é bem menos desgastante.

Além destes meios de transporte seguros e, para os privados com possibilidade de rastreio, existe também os transportes clandestinos, rs. Confesso que não sei como faz, como pega. E sinceramente, assisti um episódio de CSI (se passa em Paris, sobre um serial killer que dirigia táxis clandestinos) que me deixou ainda mais desinteressada hahahahaha Desculpem por não poder ajudar mais.

Ufa! São estes os meios de transporte frenceses e aplicativos que consegui pesquisar. Se alguém tiver alguma outra dica, comenta aqui embaixo! =D

Bisous à tous!


Um comentário sobre “Meios de transporte e aplicativos (de transporte)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s