Sobre o Master: International Trade & Investment Law

72-hd-perspective_lointaine_place_des_archives

Bonjour, meu povo!

Hoje estou aqui me despedindo da cidade maravilhosa (Rio de Janeiro).

Então faço um post breve sobre o curso. Até então, confesso que não sei de muito além do que está disponibilizado no site da universidade. 

Antes de eu falar sobre o Master em International Trade & Investment Law (MITL), vou falar do Master em International Business Law (MIBL).

Assim que eu vi o site da Université Catholique de Lyon, eu vi o MIBL e me apaixonei pela grade, me candidatei e passei. É um curso de negócios internacionais que engloba conhecimento portuário, aspectos tributários europeus, internacional e legislações empresariais em 10 lindos meses de estudos.

Cheguei a ver que existia um outro Master em Intl. Trade Law, mas não dei muita importância na época, pois pelo nome eu achava que fugiria muito do meu histórico profissional. Os nomes das grades eram diferentes e enfim, não li a fundo o que significava e descartei a possibilidade.

Depois de pagar a taxa de inscrição, me candidatar, ser aprovada, de inúmeras trocas de e-mails com o Diretor do curso, conseguir a bolsa, resolvi ler o site inteiro com carinho. Percebi que o curso para o qual eu estava inscrita era equivalente a M1 e não tinha estágio (obrigatório) após o fim do curso, enquanto o de MITL era equivalente a M2 e tinha estágio obrigatório. Para aqueles que tiverem dúvidas nos termos M1, M2 e sistema de ensino francês, falo sobre isto  indico bons blogs neste post. 

Sei que após algumas crises de gastrite e tensão, gentilmente perguntei por e-mail se seria possível transferir meu curso de MIBL para o MITL. Eu era elegível para o M2 e além da especialização eu tinha a possibilidade de ter uma vivência profissional no exterior… É ÓBVIO que eu quero o curso que me dê mais conhecimentos e experiências! Ah, mas e a grade??? No fim das contas é o mesmo conteúdo, só que por ser M2 muda o nome, é abordado de maneira diferente e bem mais aprofundado (Sim, vou ter que ralar my a** para acompanhar, mas vai compensar).

MORRI de medo de eles não aceitarem ou pedirem para fazer todo o procedimento de novo (ou o PIOR, perder o $ que eu já havia pagado com inscrição etc!). Vai saber, outro país… Tudo é possível. Depois de 48 longas e sofridas horas o Diretor me respondeu dizendo que se eu quisesse seria um procedimento simples a ser feito, seria só arquivar minhas informações no curso dele e repassar para a área desejada. E assim foi feito, para minha alegria!

Agora vou fazer um Master 2, com estágio obrigatório e com conhecimento aprofundado da parte portuária, tributária e negociações internacionais na Europa e no mundo! #clapclap

Ah, além do curso ser um M2, tem a possibilidade de fazer uma tese no final do curso, como um TCC ou então fazer um estágio. O mais legal é que ao final do curso, se for admitdo você ganha um diploma duplo, referente ao M1 e M2 e ainda a certificação reconhecida pela UCLy e pela universidade pública de Lyon (Lyon 2)!

O post “Fui aprovada(o)! E agora?” foi feito enquanto eu ainda estava com planos de fazer o MIBL. O ponto negativo que tinha na minha lista de prós e contras que era a dificuldade em conseguir um estágio após o curso, acabou!

Na última semana de julho eu recebi meu cronograma de aulas. É bem diferente do padrão brasileiro com relação à frequência de aulas e horários. Agora é só esperar as aulas começarem para contar com mais detalhes sobre a universidade e o curso. #anxious

Bisous à tous!

 


Um comentário sobre “Sobre o Master: International Trade & Investment Law

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s