As famosas “moules”

820527b09946b40eec5eb0213efcc321

Bonjour, meu povo!

Venho mostrar um pouco de Lyon e claro, começo com o que ela tem de melhor: COMIDA!

Na França toda é muito comum eles comerem moules et frites (mariscos) – menos em Paris, não sei por quê. Na verdade este é um prato típico belga, mas os franceses adotaram por aqui.

Este restaurante, eu fui há algumas semanas com os meus pais e comi os melhores mariscos até agora. O lugar se chama Léon de B.

Ele fica na rue Mérciere, é uma rua bem famosa pela grande quantidade de restaurantes e bares na rua.

Pedi dois tipos de mariscos diferentes (ambos com fritas como acompanhamento).

O da Direita são os “Les moules lyonnaise” e os da esquerda são os “Les moules à la plancha – ‘faits a Lyon’ – Aux fruits de la mer”

Eles tem um molhinho apimentado MUITO gostoso que fica na mesa. Cai muito bem com as fritas, com as moules ou com tudo junto hahahaha

Eles dizem que essas porções são individuais, mas eu fui com minha mãe e meu pai e no fim, meu pai teve que fazer o “esforço” de comer porque ninguém aguentava mais. Hahahaha achamos muito bem servido e muito bem feito.

Geralmente os mariscos servidos são pescados no dia e eles tem tipo um quadro na parede que indica a origem do marisco. Na França eles utilizam fortemente as regras de origem dos produtos.

REGRA DE ORIGEM: Resumindo BEM e só o que importa, eles tem que especificar a origem de todos os produtos deles para que os consumidores tenham ciência do que eles estão comprando (e isso é lei), então quando se vai até no mercado, você vê escrito “Limões do México” (ao invés de Taiti ou sei lá outro tipo de limão), “Mangas do Brasil”(existem mangas diferentes? As do Brasil daqui são sem fiapo), “Peras da Espanha”(também desconheço tipos de peras). Na verdade, tem maiores explicações além do interesse do consumidor, inclusive é um dos assuntos do meu Master, mas não vou me aprofundar pra não ficar um post chato hahahah – Parênteses: Viram que eu fazia MUITO mercado no Brasil né?!

Então, quando fomos ao restaurante os mariscos do dia eram holandeses. Hahahaha
Achei bem interessante eles colocarem isso no restaurante também.

As garçonetes eram meio esquecidas e tínhamos que pedir várias vezes a mesma coisa para vir. Pedimos uma garrafa de água que estamos esperando até hoje! Mas enfim, se for com paciência, item necessário para QUALQUER restaurante Lyonnais, é muito bom, vale super a pena.

Bisous à tous!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s