Caísse de Allocation Familliale (CAF)


Bonjour, meu povo!
Finalmente tive uma resposta do CAF e agora posso falar o passo a passo direitinho de como obter este auxílio governamental.

Para aqueles que não sabem, o CAF é um órgão governamental que presta solidariedade à família,  presente em toda a França com a intenção de auxiliar pais e filhos, custeio em habitação pessoal, oferecendo rendimento mínimo de integração no país, subsídio de mãe solteira, auxílio para adultos deficientes, dentre outros benefícios em espécie, obedecendo algumas regras e requisitos.

Assim que você chegar aqui e tiver seu comprovante de residência e conta em um banco, você já pode dar entrada no pedido do benefício. Para tanto, deve ser feito da seguinte forma:

1) Entrar no site do CAF e preencher o formulário, nome, endereço, número de telefone, situação (estudante etc) e outras informações pessoais.

2) Quando estiver quase no fim dele, você terá que informar seus rendimentos na França no ano anterior (se é que você teve algum). É bem intuitivo e fácil de declarar. Caso seja seu primeiro ano ou você até estava na França no ano anterior e não obteve nenhuma renda, é só “tickar” em aucun revenue.

3) Preencher com as informações MUITO importantes como informações do locatário e informações específicas dele número de SIRET.

4) Enviar estas informações por virtualmente, imprimir e enviar por correio estas informações preenchidas juntamente com:

– comprovante de residência;

– Certidão de nascimento (cópia da original e cópia da tradução juramentada);

– cópia do passaporte;

– carta do OFII* (confirmando o recebimento de seus documentos ou com a data de sua consulta).

*OFII é o ofício francês de imigração e integração, isto é, onde você tem que ir para obter o seu visto definitivo, pois o que recebemos no Brasil é provisório, válido por até 3 meses, teoricamente.

– uma cartinha introdutória se apresentando e explicando a sua situação (se vc já tem a carta do OFII, mencione, senão também explique). Coloco o modelo de minha carta aqui abaixo. À época eu ainda não tinha a carta de confirmação do OFII.

Lettre CAF

5) Aguardar muito e acompanhar cada atualização no site e/ou aplicativo. Lá eles colocam quando e quanto você receberá com base nas informações dadas.

MINHA EXPERIÊNCIA:

No dia 12 de Setembro eu enviei meus documentos tanto para o OFII (para obter o visto definitivo de estudante) quanto para o CAF. A partir daí, do CAF você recebe 2 cartas:

– uma com o seu acesso;

– uma com a sua senha.

Aqui toda vez quereles enviam informações que envolvem acesso à internet com senha, eles mandam em cartas separadas. Confesso que achei isso bem inteligente e seguro, até porque por aqui sempre tem um ou outro que tem o seu sigilo de correspondência violada! Hahaha

Bom, obviamente, umas 3 semanas depois meu pedido voltou pois dizia que meu informe de rendimentos estava incompleto (sendo que não estava), entrei no site, cliquei no mesmo aucun revenue da mesma forma e intensidade e enviei novamente.

Voltou mais uma vez por que questionava o por que eu não tinha a carta do OFII, até que minha carta inicial (dizendo que eles haviam recebido meus documentos em 19/09) chegou na última sexta de outubro. Assim que recebi esta carta já anexei e enviei para eles a carta afirmando o recebimento do OFII  pelo aplicativo deles.

Pouquíssimos dias depois recebi uma carta falando para eu enviar cópia da minha certidão de nascimento juramentada e original. #hunf

Claro que nada fiz a respeito do pedido da certidão e 48h depois do meu Anexo eles aprovaram meu pedido. Receberei um auxílio de 176€ por mês. Não é muito, mas já estou bem feliz. É melhor do que nada! Já ajuda e muito nos meus gastos!!!!

Por enquanto estou bem quieta com relação à certidão. Até porque eu mandei anteriormente e eles já aprovaram meu benefício. 

Mas não sou a única. O pessoal da minha faculdade disse que também recebeu essa carta pedindo a certidão, mas só uma pessoa barraram o pagamento, de resto todo mundo teve o pagamento liberado e entramos num consenso de ninguém mandar nada. Hahahahaha

Ah, segue aqui o site do CAF que é totalmente em francês (sofri muito no início para entender) e tem simulador para você ter uma margem de quanto você poderia ganhar, quem é elegível e quais são os benefícios que a mãe CAF pode vos oferecer! Hahahaha
Como já mencionei lá no passo a passo, eles têm aplicativo. Na 1a carta que tem a informação de login tem explicadinho as fromas de acesso, como fazer e tudo mais. Ao receber a senha, ela é provisória e você tem que trocar já logo no primeiro acesso.

Por aqui tem que ter muita paciência para os procedimentos administrativos. Até agora nada do OFII marcar minha data para ir até lá.

Vamos aguardar os próximos capítulos dos procedimentos administrativos.

Bisous à tous!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s