Le Cinoche: Roda de Samba Arrête J’Adore

roda_de_chorinho

Bonjour, meu povo!

O post de hoje é mais para falar de um grupo de samba que toca aqui em Lyon em um local minúsculo e pouquissimo arejado, na verdade, nem tem janela. O grupo de samba é tão bom, mas TÃO bom, que vale a pena morrer sufocada. Antes de chegar na roda de samba, tem historinhaaaa. O post de hoje é sobre diversão, mas diversão com cultura!

I. CROIX-ROUSSE

Antes de julgar a coitada da creperia que eles fazem o evento é bom contar um pouco sobre o entorno. Para começo de conversa a Croix-Rousse é um bairro lionês, um baita de um ponto turístico diga-se de passagem, cheio de história, pois dizem que a região já foi de domínio romano (mais ou menos na época de 10 a.C.) e depois de um tempo foi abandonada por conta de ataques constantes e os franceses na Idade Média se apossaram. A partir daí (séc. XVI) começa a o desenvolvimento da região.

O local é dividido entre a parte baixa e o planalto e é preservada do mesmo jeitinho que foi criada lá na Idade Média até hoje. Por conta disso, possui com um acesso bem singular. Quase todos os meios de transporte chegam até lá: ônibus, funiculaire e até metro! Mas é sempre preciso caminhar bastante para chegar ao seu destino, pois é cheio de ruelas e becos. Dificilmente você descerá do seu transporte público na porta de onde deseja ir.

É simplesmente lindo para ir de dia ou de noite!

Este slideshow necessita de JavaScript.


II. LE CINOCHE – Creperia

É uma creperia, a qual eu confesso nunca ter ido a não ser nos dias em que tem AJA (Arrête J’Adore). Fica em Croix-Rousse, tem um ar meio retrô, é bem pequena e funciona de terça a sábado. Então, não dá para julgar ou reclamar porque a região de Croix-Rousse é uma das mais antigas de Lyon e o local é uma creperia e não uma casa de shows. Por que eles não fazem as apresentações em um lugar maior…? Também não sei! hahaha
De toda forma, já deixo BEM avisado que não importa a temperatura externa, a interna é bem similar ao Rio de Janeiro no carnaval/sauna úmida/cena do carro no Titanic. Então vá de alcinha e o mais fresco possível.


III. RODA DE SAMBA: ARRÊTE J’ADORE

O grupo Arrête J’Adore é composto por 16 integrantes e eles tocam os mais diversos intrumentos: violão, flauta, cuica, surdo, cavaquinho, tamborim, reco-reco, entre outros.

DIZEM que o grupo é 100% francês. Eu fui ver com calma o nome dos integrantes e eu fiquei na dúvida, pois há dois nomes que não soam muito franceses do tipo: Bruno (violão e vocal) e Sergio (cavaqunho e vocal). Todo caso eles podem ainda ser franceses, só me surgiu essa dúvida, pois ainda não vi nenhum francês da gema dar esses nomes aos filhos, MAS tudo é possível. PROMETO perguntar da próxima vez que eu for, já que agora eu to amiguinha do cuiqueiro hahahaha
Eles gostam muito da escola de samba Portela e o diretor de bateria da escola, Nilo Sergio vem à França constantemente para auxiliá-los (e as outras rodas de samba também), divulgar/ensinar novos sambas e enredos.

Caso queira ver a perfomance do grupo, aqui vai o link deles tocando em Le Cinoche “Malandro é Malandro”. Se ouvir com carinho dá pra ouvir o sotaque.

Esse grupo é realmente muito bom. Faça chuva, sol ou neve as pessoas comparecem em peso em suas apresentações mensais no local. Geralmente eles se apresentam no último domingo de cada mês das 16h30 às 20h30 na 7 Rue Dumenge – Lyon, France.

Fui pela primeira vez em Dezembro e AMEI.

aja
<Foto extraída do site>. Este local é o Le Cinoche. Este é o tamanho do local, nem maior, nem menor.

Eles têm grupo no facebook e site, mas estão um pouco desatualizados. Desculpem não poder fornecer informações do tipo quando surgiram, como etc. Não há estas informações na internet. Acredito que terei que fazer um esforço de ir mais uma vez e fazer uma mini-entrevista com eles e editar o post. Hihihi

Aparentemente, franceses gostam muito de brasileiros, eles não são os únicos em Lyon.  Sei que há rodas de samba espalhadas por toda França. Aqui em Lyon, além deles tem também:

  • Estação Brasil
  • Cores Vivas

Quando eles se apresentam na creperia você encontra de tudo:

  1. MUITOS franceses
  2. Famílias
  3. Africanos
  4. Latinos
  5. Brasileiros (que gostam, amam e odeiam samba*)

*Para você que não gosta de samba, acredite uma hora a saudade aperta e qualquer referência para ajudar a diminuir a sensação de “estrangeiro”, você vai fazer. Não digo que vai ser um frequentador assíduo mensal da roda, mas pelo menos UMA vez você vai só pra ver como é. 

E todos dançando muito. Mesmo sem muito espaco e cada um ao seu modo. Então se você vier a Lyon, ainda que por muito tempo, pouco tempo ou tão pouco que nem dá tempo de sentir saudades do Brasil, acho que vale a pena ir vê-los cantar um bom samba e propagar a cultura brasileira. É um amvbiente super tranquilo e o pessoal vai mesmo para se divertir. Sério, é LINDO de ver.

Bisous à tous!


4 comentários sobre “Le Cinoche: Roda de Samba Arrête J’Adore

  1. Oi Bia!
    Como vc está se virando com a língua? Li que seu curso seria em inglês e fiquei curiosa se nesse tempo já aprendeu bem o francês ou está se virando bem com o inglês.

    Curtir

    1. Oi Maíra!!! Olha, agora até que está tudo bem. Minha compreensão é quase 100%! Comprei uma TV que me ajuda muito, coloco legenda em francês também para aprender como se escreve aquilo que escuto e agora me viro bem viu?! Ainda não tenho vocabulário suficiente para bater boca hahaahaha mas tô me virando mt bem só com o francês. Com franceses na rua raramente eu falo em inglês.

      Na universidade eles são aula de graça 2x por semana 1:30 de aula. Atualmente estou no nível B1.

      Curtir

      1. Que legal saber! Vc disse que não sabia nada (me corrija se eu estiver errada!) e eh uma boa evolução! Eu me candidatei pra um Master esse ano, e meu nível por enquanto eh B1 tbm e eu fico muito preocupada se, sendo aceita, conseguiria me virar bem ou assistir as aulas. Obrigada ela resposta 🙂

        Curtido por 1 pessoa

      2. Ah que legal!!!! Boa sorte na sua candidatura!!!! Sempre fico mt feliz quando alguém fala q se candidatou, parece q sou eu passando por isso tudo de novo 😍

        Como vc já tem uma base, tudo fica infinitamente mais fácil quando vc chegar aqui. No começo pode ser um choque, mas como vc já sabe, sua evolução será muito mais rápida e vai dar pra tirar de letra sim!!!! 😉
        Conheço pessoas que vieram com esse nível fazer Master ou faculdade e tá conseguindo acompanhar sem problemas (sem ser o choque inicial q na vdd td mundo passa. Até eu passei com o curso em inglês e tendo inglês fluente Hahahahah)!!!!👏🏾

        Beijos!!!!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s