OFII: Como fazer após a chegada na França

f5zvz6naelvn8eshixvuboo9pcm

Bonjour, meu povo!

Nossa, fiquei de falar sobre isso e caiu no esquecimento, completamente.

Resumidamente quando você chega aqui na França, é necessário que você envie alguns documentos para o OFII (Office Français d’Immigration et de l’Intégration) para que você possa fazer uma série de coisas no país, pois uma vez que é constatado que você é estrangeiro, para muitas coisas pedem a certidão do OFFI (que fica no seu passaporte). Caso você não o faça ou não cumpra o prazo, há uma série de implicações e você pode até ter que voltar para o Brasil.

Portanto, até 3 meses de sua chegada ao país deve-se enviar os seguintes documentos por correio ou pessoalmente*:

  • Cópia do passaporte (página com seus dados e a página do visto);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula em universidade ou escola;
  • Selo de 30 euros (vende em todos os tabac’s, é só pedir “timbre de 30 euros pour l’OFII”) que dá certo!
  • A carta que trazemos do país de origem quando ganhamos o visto.
*dizem que ir pessoalmente acelera o processo e seu agendamento é mais rápido do que fazer todo o procedimento por correio.

Se você enviar por correio, em aproximadamente 10 dias você recebe uma carta dizendo que eles receberam seus documentos e que uma segunda carta chegará com a sua data de comparecimento para exames. Esta carta de aviso de recebimento por parte do OFII já é suficiente para quaisquer formalidades administrativas ou em qualquer situação que peçam tal documento.

MINHA EXPERIÊNCIA

Como eu não tinha a menor pressa e enviei a minha carta por volta da 3a semana após a minha chegada, eu recebi o aviso de recebimento e… chegou outubro, vários amigos tinham ido fazer os exames. Alguns diziam horrores, entre elas: que fizeram xixi em potinho, que tiveram os peitos amassados numa máquina, raio-X e inúmeras perguntas dos médicos que não falavam inglês. Chegou novembro… Outros diziam que só falaram com o médico e foi tudo bem. Chegou dezembro, e nada pra mim. Vi na internet que demorava muito mesmo dependendo da época para não se desesperar que eles nunca esquecem de você. Até que enfim na primeira semana de janeiro eu recebi minha carta com data de comparecimento para o final de janeiro.

Ao chegar lá, claro, tinha gente saindo pela colatra. Tinha tanta gente, mas TANTA gente que eles me disseram o famoso “DÉSOLÉ” e que estavam com gente além da conta. Que então seria melhor que eu deixasse meu passaporte com eles e eles me ligariam um dia que estivesse mais tranquilo para eu ir. Porém, quando me ligaram – tipo uma semana depois – disseram “Pode vir buscar seu passaporte.” Achei estranho, mas fui. Dito e feito, cheguei lá para retirar meu passaporte com o carimbo do OFII lindo e maravilhoso sem ter feito um exame sequer e nem visto médico nenhum. Acredito que isso me tenha ocorrido devido ao momento e à super lotação. Então o terrorismo que alguns fizeram, se é verdade ou não, nunca saberei.

Se alguém que lê o blog tiver passado por essa experiência e quiser compartilhar, agradeço!

Ah, o OFII em Lyon fica na 7 Rue Quivogne, 69002 Lyon 
Funciona das 9h às 12h.

Bisous à tous!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s