O começo…

Olá! Meu nome é Beatriz e este é o meu primeiro post.

Neste blog vou contar a trajetória / desabafos / dia-a-dia de uma pós-graduação na França.

Eu ainda nem fui e já tenho muita coisa pra contar!!! Meu intuito é passar todas as informações que consegui aprender em MUITAS noites em claro de pesquisas, importunando perguntando para vários conhecidos (no Brasil – que já foram ou estão prestes a ir – e na Europa – amigos nativos e brasileiros que já estão por lá -) e tudo que certamente ainda tenho a aprender.

Assim, nesse post achei melhor não começar me apresentando logo de cara, mas dizendo como e por que resolvi fazer um tal de “Master” no exterior.

Em 2011, me formei em Direito. Neste mesmo ano fiz um intercâmbio para a Itália, já tinha estudado aqui no Brasil por quase 4 anos e fiz o intercâmbio pra finalizar meus estudos e pegar uma fluência. Desde que voltei para o Brasil, sempre tive uma vontade descontrolada de morar fora de novo, mas nunca soube ao certo como ou quando.

Bom, essa incerteza me deixa aqui no Brasil até Agosto deste ano. \o/

Sabe quando vc tem algo na cabeça e não fala pra ninguém, mas no fim tá todo mundo fazendo igual? Então, muitas pessoas que eu conhecia estavam saindo do Brasil indo pra Australia, Europa, EUA… Minha vontade descontrolada foi ficando ainda mais atiçada a partir deste momento.

Bom, tudo começou ano passado em uma conversa de bar com um antigo chefe. Ele comentou que a esposa dele estava fazendo mestrado na Inglaterra e a experiência dela até aquele momento. Ela estava lá e ele aqui no Brasil. Eu CLARO que fiquei maravilhada, né?! Começamos a conversar sobre como seria a vida profissional dele se ele tivesse essa experiência e tambem o quanto eu gostaria de fazer isso também. Eis que ele me vira e fala “Pq vc nao tenta? Acho que vc deveria ir.”

Pronto. Foi esse empurrãozinho, essa única pergunta que me impulsionou a querer fazer da possibilidade uma realidade. Meus pais viviam falando que eu precisava continuar a estudar, precisava fazer uma pós… Pois bem, juntei o útil ao agradável! Por quê não continuar os estudos, só que em outro país?! Passado o momento de euforia inicial e o apoio dos meus pais, começou a aventura

Parte I – Onde?

Fiquei super em dúvida onde fazer o mestrado… EUA? Europa? Mas onde da Europa? Sei que até a Finlândia entrou na lista.

Porém, contudo, todavia e não obstante, ao ver os preços + possibiliade de bolsa, a primeira opção a cair por terra foram os EUA.

Ah, minha sugestão para pesquisas iniciais:

LLM Guide: Mostra todas as universidades do mundo! E um ranking das que possuem maior número de procura e interesse. Neste site também tem um resumo sobre a universidade, cursos oferecidos, valores, requisitos e até fóruns.

Masters Portal: Específico para Euriopa. Mostra todos os cursos e informações, como no site acima. Para quem tem interesse em ir para Europa, é bom sempre ler ambos os sites para acompanhar e auxiliar na escolha.

Parte II – Em que?

Na minha formação vários países têm universidades renomadas nas mais diversas áreas. Comecei a pesquisar TODAS as possibilidades, o idioma em que o curso era ministrado, planilhei tudo em ordem de preferência (ADORO planilhas – depois que aprendi a mexer nelas) e comecei a correr atrás do que eu precisava pra me candidatar e documentações, que eu vou contar tudo em um outro post.

No fim, eu tinha selecionado 34 universidades espalhadas pela Europa afora pra me candidatar em 2016. -.-’

Ei, e vc? Pq VOCÊ não tenta?!

No que eu puder ajudar, deixa uma mensagem aqui embaixo ou manda um e-mail que eu respondo assim que possível!


3 comentários sobre “O começo…

  1. Olá Beatriz! seu blog foi um achado, pois eu tenho muito interesse em fazer um mestrado na Europa, e em especial na França. 😀 Você pode criar um post falando como foi o processo para conseguir um mestrado no exterior? Você foi com bolsa integral ou parcial?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Nadine, tudo bem??? A França nem estava nos meus planos iniciais, acredita?! Mas com certeza, meu próximo post vai ao ar amanhã com maiores informações de candidatura para mestrado exterior (documentação etc).

      Não sei se ajuda, mas eu editei o post ali em cima e acrescentei 2 sites p/ buscas iniciais, fazer um comparativo entre universidades, opções, cursos, relevância entre outras coisas. Espero que te ajude!

      A bolsa que consegui foi parcial, mas já foi muito, pois equivale ao valor de cidadãos europeus! No que eu puder ajudar, será um prazer!

      Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s