Renovação de Visto estudantil na França

Bonjour, meu povo!

Bom, o post de hoje é super rápido, para falar sobre a renovação do visto aqui na França e vou falar mais especificamente daqui de Lyon, tá?

O meu pedido de renovação foi de visto para fazer a transição estudantil -> APS (Autorisation Provisoire de Séjour).

INFORMAÇÕES GERAIS:

Bom, o que tem de importante para falar de informações gerais sobre a renovação do visto é:

  1. Se o seu visto vencer enquanto você ainda estiver por aqui, você precisará renová-lo. Se for para manter o visto de estudante dá para fazer aqui na França mesmo.
  2. Você precisa ir à prefeitura da cidade para fazer a renovação de visto.
  3. O prazo na TEORIA é ir 2 meses antes de vencer, mas na PRÁTICA, se vc fizer isso, eles vão te dizer que você foi muito cedo. Acredite, eu passei por isso. Então, vá quando tiver falando pelo menos 1 mês, só para garantir e você não perder viagem e nem perder o dia lá esperando sua vez e ouvir isso.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

  1. Aqui em Lyon tem a prefeitura que fica no ponto do T1 – Saxe-Prefecture, mas não é nessa casa grande que você vai fazer a renovação, mas na 97 rue Molière .
  2. Existe uma relação de documentos a serem apresentados, são estes:
  3. Se você for pedir APS (Autorisation Provisoire de Séjour) – atestado para quando você termina seus estudos. Você tem direito a continuar 1 ano no país para procurar emprego, resumindo. Maiores informações, clique aqui -, os documentos necessários são:

O QUE VI DA VIDA:

CLARO que pra mim deu tudo errado. Eu fui à prefeitura antes de ir ao Brasil para tentar renovar e eles me disseram “Não, você venho muito cedo, madame! Venha quando você voltar do Brasil que não tem problema.” E assim o fiz. Expliquei minha situação, que meu mestrado já havia acabado, que eu faria estágio e me disseram “Sem, problemas, você continua com o status de estudante!” E peguei o que eles chamam de récipissé (uma folha de papel com a sua foto e informações e é válido como o visto que temos em nosso passaporte. Tecnicamente, é algo provisório até o definitivo ficar pronto.

Então quando você pede a extensão do visto você recebe esse récipissé com validaade de até 3 meses e antes de vencer você deve ir na prefeitura (de novo) para entregar a segunda parte de documentos para então pegar o seu visto (de estudante, trabalho, whatever) definitivo.

Só para esclarecer esse definitivo não significa que é pra sempre ou que te dá algum status “francês”. Apenas significa que você terá tudo em dia e o documento oficial e final novamente para poder seguir com a sua vidinha em terras francesas.

Cheguei na prefeitura (vamos chamar assim para não confundir, na “Diquinha da Bia” tem o nome do lugar onde fui de verdade, depois de ir na prefeitura e eles me dizerem que não iam me receber e para eu ir à esse lugar), com o meu récipissé e disseram: “Não, mas você não é mais estudante! Você tem que pedir o APS (Autorisation Provisoire de Séjour)! Precisamos de tais documentos e uma carta sua dizendo o por quê da extensão.”

Sorte a minha que eu tinha todos os documentos então conegui ir e voltar em um mesmo dia, tive só que escrever uma carta às pressas na universidade ao estilo tupiniqum sem muita justificativa “mim quer porque é bom”.

Cheguei la, fui atendida por uma outra pessoa que me disse “xiii, mas você deveria ter solicitado esse visto antes da expiração do seu, láááá em junho.” Conclusão, depois de muito explicar que me instruiram de forma errada lá em junho e por isso me encontrava nessa situação, pegaram o meu récipissé, rasgaram e me disseram: “você vai receber uma carta em casa até o fim do mês, que seria o vencimento do seu récipissé” e estávamos no dia 21 de Setembro. Fiquei nesse limbo até dia 18 de outubro e como não recebi nada, voltei na prefeitura e aí sim me deram um outro récipissé pro meu pedido do APS e uma relação de documentos a apresentar para esse visto APS.

Bom, encurtando bem a história de que eu precisava do diploma e como eu não tinha me pediram para voltar outro dia. Depois fui à prefeitura e fiquei em pé na fila no frio na rua das 7 da manhã até 11:30 para acabar a senha e eu não ser atendidam finalmente na terceira vez eu consegui tanto pegar o récipissé chamado APS com validade de 1 ano como dar entrada no meu pedido da minha carteira de motorista. A prefeitura é 8 ou 80 ou dá tudo MUITO certo ou dá tudo MUITO errado e você sai chorando, psicologicamente abalada e se sentindo a pior pessoa. Não vou entrar em muitos detalhes, vou deixar vocês vivenciarem este momento por conta própria.

Mas sei que após 5 meses da expiração do meu visto de estudante, pressão psicológica porque disseram que talvez eu precisasse voltar pro Brasil etc, e muitas noites sem dormir, deu tudo certo. =)

Diquinha da Bia:
Se seu visto de estudante expirar entre Setembro e Novembro, fique ligado que em Lyon existe um lugar chamado “Maison des Étudiants“. É como uma extensão temporária da prefeitura, onde você pode pedir a renovação ou extensão do visto. Alguns funcionários da prefeitura ficam neste lugar por cerca de 3 meses especialmente para os estudantes, pois a demanda é ENORME nessa época do ano, portanto, como você pode ir até 1 mês antes do vencimento, se você conseguir, SUPER recomendo! As pessoas que estão lá são mais agradáveis, atenciosas, tem suquinho, lanchinho e água… Dá última vez que fui vi que tinha até uma mesa com camisinhas à disposição! #françaprafrentex

Bisous à tous!


2 comentários sobre “Renovação de Visto estudantil na França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s